Cultura FM 106,3

(98) 3237-6405
Assembleia Legislativa do Maranhão

Opinião

HISTÓRIA DA MÚSICA "THE HOUSE OF RISING SUN"

O Mistério da Casa do Sol Nascente

HISTÓRIA DA MÚSICA
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

THE HOUSE OF THE RISING SUN (TRADUÇÃO) - The Animals - LETRAS.MUS.BR

THE HOUSE OF THE RISING SUN

INTRODUÇÃO

Uma música linda cercada de muitas histórias e interpretações diversificadas, arranjos e ritmos contagiantes. Gravada por vários intérpretes famosos “The House of the Rising Sun” é uma canção que nos leva a uma verdadeira viagem na voz e arranjos dos mais complexos e bem trabalhados ao longo de décadas. Principalmente na versão mais conhecida do grupo The Animals lançada em 1964, essa música traz uma curiosidade de época.

“The House of the Rising Sun” (em tradução livre: Casa do Sol Nascente), Algumas vezes sendo até chamada de “Rising Sun Blues” é uma canção folk que ninguém sabe ao certo quem compôs, nem em que ano e muito pouco se sabe sobre a origem dessa música, que já foi cantada, tocada, gravada e regravadas milhares de vezes desde seu surgimento. Há versões que afirmam que a música surgiu na Inglaterra possivelmente pelos séculos XVI ou XVII no reinado de Louis XIV.

FOLK (do inglês Folk: Gente ou Povo e Lore: Conhecimento):

O folk é um gênero musical americano que inclui a música folclórica tradicional e o gênero contemporâneo que evoluiu durante século XX. Alguns tipos de música folclórica podem ser chamados de World Music.

A música folclórica tradicional tem sido definida de várias maneiras: como música transmitida oralmente, música com compositores desconhecidos, música tocada em instrumentos tradicionais, música sobre identidade cultural ou nacional, música que muda entre gerações (folk process), música associada a um povo ou música executada por costume durante um longo período de tempo.

LETRA E HISTÓRIA DA CANÇÃO

Existem histórias e muitas lendas que tornaram “A Casa do Sol Nascente” um mito do mundo da música.

A canção narra a história de alguém que teve sua vida destruída, arruinada por uma casa que se chamava “A casa do Sol Nascente” que ficava na cidade de New Orleans (Louisiana-USA).

A Casa do Sol Nascente (letra)

Há uma casa em Nova Orleans
Eles a chamam de Sol Nascente
E tem sido a ruína de muitos garotos pobres
E, Deus, sei que sou um deles
Minha mãe era costureira
Ela costurou meu novo jeans azul
Meu pai era um apostador
Em Nova Orleans

Agora, a única coisa que um apostador precisa
É uma mala e um porta-malas
E o único momento em que se sente satisfeito
É quando está completamente bêbado

Oh, mãe, diga aos seus filhos
Para não fazerem o que eu fiz
Desperdiçar a vida com pecados e tristeza profunda
Na Casa do Sol Nascente

Bem, estou com um pé na plataforma
E o outro pé no trem
Estou voltando para Nova Orleans
Para usar aquela bola e correntes

Bem, há uma casa em Nova Orleans
Eles a chamam de Sol Nascente
E tem sido a ruína de muitos garotos pobres
E, Deus, sei que sou um deles

AFINAL! O QUE ERA ESSA CASA DO SOL NASCENTE

No auge da Guerra Civil Americana, iniciada em 1861, os jogos e a prostituição eram ilegais e os estabelecimentos que propiciavam estas atividades cresciam informalmente, disseminando seus serviços por uma Nova Orleans que se estendia além das percepções de seus cidadãos. Pesquisadores dizem não saber ao certo se realmente existiu esta casa, porém há no mínimo três hipóteses sobre ela.

1ª hipótese

O local seria uma prisão ou reformatório para jovens delinquentes localizada em New Orleans, considerando que existe um trecho na música que diz: Bem, estou com um pé na plataforma e o outro pé no trem. Estou voltando para Nova Orleans, para usar aquela bola e correntes.”

2ª hipótese

A casa do sol nascente era uma casa que ficava no centro da cidade, de dois andares, no qual na parte de baixo era frequentado por músicos e um salão de jogos. E na parte de cima um prostibulo, motivo pela qual os homens da cidade gastavam todo seu dinheiro jogando e mantendo relações com mulheres.

A casa era de propriedade de uma mulher francesa chamada “Mariane du soleil Levant” ou sol nascente. Daí o título da música.

3ª Hipótese

A terceira hipótese explica o porquê muitas mulheres gravaram esta canção, pois pesquisadores afirmam que antigamente nos EUA, por volta dos séculos XVI era muito comum que canções populares falassem de DST que estavam se espalhando pela população levando até a morte.

Neste caso a Casa do Sol Nascente seria uma prisão onde prostitutas tratavam a sífilis e como na época não tinha um tratamento eficaz da doença, as mulheres eram tratadas com mercúrio que muitas mulheres ficavam lá durante anos. Esta prisão era chamada de Casa de Sol Nascente porque no portão tinha uma pintura de um sol nascente.

Obs: Dependendo da versão, a canção pode ser interpretada desde a perspectiva de uma mulher ou de um homem.

PRIMEIROS REGISTROS DA MÚSICA

De autoria desconhecida, a intrigante canção é objeto de estudo de vários pesquisadores, que acreditam que suas primeiras versões podem ter surgido ainda no século XVI, com letras variáveis, bem antes até mesmo da fundação da cidade de Nova Orleans em 1718.

Independentemente de quem realmente a compôs, existem relatos de que ela já era cantada por mineradores no ano de 1905. Mas ela somente foi gravada em estúdio no ano de 1933 (ainda com o nome “Rising Sun Blues”) por Clarence “Tom” Ashley e Gwen Foster. Ashley conta que a aprendeu com seu avô, ou seja, a música realmente vem de muito antes dos anos 30. O seguinte registro de gravação desta música data de 1937, de Georgia Turner, filha de um minerador no Kentucky e foi chamada “The Rising Sun Blues”.

Alguns anos depois, em 1947, Josh White gravou uma versão própria, que seriam muito usadas nas versões dos anos 60. Essa versão de White foi lançada pela gravadora Mercury Records apenas em 1950. Quem deu o nome mais conhecido para a canção foi o cantor de blues e folk chamado Huddie “Lead Belly” em outubro de 1948, quando ele gravou pela segunda vez com o nome de “The House Of The Rising Sun” (na primeira vez, em 1944, ele havia gravado com o nome “In New Orleans”).

Nos anos de 1950, a canção começaria a se popularizar com grandes nomes da música norte-americana. Glenn Yarbrough gravou em 1957, Pete Seeger em 1958. Frankie Laine, em 1959, gravou uma versão com o nome “New Orleans”. Entre 1959 e 1960, vários artistas gravariam versões com nomes diferentes.

Mas foi em meados de 1961 que um artista famoso mundialmente tocou “The House Of The Rising Sun” pela primeira vez, quando Bob Dylan gravou em seu primeiro álbum que saiu em março de 1962. Não havia créditos quanto à música, mas uma nota dizia que Dylan havia sido ensinado pelo cantor Dave Van Ronk a como tocar esta música.

Posteriormente, em 1964, Eric Burdon líder da banda The Animals fizeram uma gravação irretocável, transformando-a em sucesso mundial, tornando-se, de longe, a versão mais conhecida. Ela foi regravada, em 1969, pelo grupo de hard rock Frijid Pink.

Além de Bob Dylan, também gravaram a canção as cantoras Nina Simone, Joan Baez, Johnny Cash.

Em 1977 durante a efervescência da disc music americana, a banda Santa Esmeralda gravou em um estilo próprio para a época. Até os Beatles durante o intervalo das gravações do disco álbum Let It Be fizeram um cover da música.

Mais recentemente a canção teve duas regravações para as séries” The Sons Of Anarchy (2011) e “The American Horror Story (2013), através da banda White Buffalo e da cantora Lauren O’Connell.

No Brasil o cantor Agnaldo Timóteo gravou uma versão de Fred Jorge em 1965, com o título de A casa do Sol Nascente.

THE ANIMALS E A THE HOUSE OF RISING SUN

The Animals foi uma banda de rock britânica dos anos 1960 formada em Newcastle por Eric Burdon (vocais), Alan Price (órgão), Hilton Valentine (guitarra), John Steel (bateria) e Chas Chandler (baixo).

The Animals gravaram a música em 1964 em apenas um take. Versões e histórias à parte, o fato é que os The Animals começaram a tocar a música quando estavam em turnê pelo Reino Unido com Chuck Berry. O encerramento dos shows com “The House of The Rising Sun” provocava furor na plateia, hipnotizada pelos riffs de Valentine e pelo teclado de Alan Price.

Entre uma performance e outra, voltaram para Londres e entraram no estúdio. O baterista John Steel relembra que a banda se apresentou em Liverpool e depois viajou para Londres, onde o produtor da banda tinha alugado um estúdio. Afinaram os instrumentos, tocaram alguns acordes para acertar o som e mandaram ver. Em um take, a música estava gravada.

Lançada como single em 19 de junho de 1964 no Reino Unido e em agosto nos EUA (em versão editada, de 2min58s), “The House of The Rising Sun” chegou ao topo britânico em julho e ao americano em setembro. Os Animals quebravam, assim, a hegemonia dos Beatles, até então os únicos britânicos a chegarem ao #1. A música também foi sucesso absoluto na Suécia, no Canadá e na Finlândia.

Em pouco tempo a música estourou em todos os continentes tornando-se um dos hits mais tocados nos anos 60 e 70.

Comentários:

Seja bem-vindo(a) a rádio que é a sua cara!